Cardiologia

Realize sua avaliação Cardiológica
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 70% das causas de doenças que afetam o coração são fatores que podem ser modificados, ou seja, que podem ser prevenidos com uma simples mudança nos hábitos de vida. Os principais fatores de risco cardiovasculares são tabagismo, dislipidemia (aumento dos níveis de colesterol e triglicérides), hipertensão arterial, diabetes, obesidade, história familiar de doença cardíaca e sedentarismo. O check-up cardiológico identifica precocemente alterações que podem comprometer o coração a longo prazo, antes mesmo do paciente sentir algum sintoma, e ainda auxilia no controle desses fatores, quando necessário.
Sintomas que merecem sua atenção:
• Falta de fôlego
• Dores no peito e nos braços
• Dores na perna
• Cansaço fácil
• Desmaio ou tonturas
• Palpitações ou taquicardia
• Tosse seca persistente
• Pressão alta
• Cor azulada nas pontas dos dedos ou unhas
• Má circulação nas pernas
• Impotência sexual
• Inchaço nos tornozelos
Como é realizado o Check-up cardiológico?
Através do exame clínico (anamnese e exame físico) e de alguns exames complementares, é possível detectar precocemente alterações potencialmente deletérias ao coração, prevenindo doenças cardíacas, cerebrais, vasculares, entre outras. Com o check-up, o médico pode orientar a prevenção e a indicação da melhor conduta para cada paciente.
No exame clínico, investigamos sobre hábitos de vida, fatores de risco, doenças prévias e hereditárias do paciente, medicamentos de uso contínuo e esporádico, e também a presença de sinais físicos que sugiram alterações cardiovasculares, como sopro cardíaco, arritmias, etc. Além disto, alguns exames complementares são fundamentais para complementarem o check-up cardiológico.
Exames do Check-up Cardiológico:
A necessidade de realizar exames complementares na avaliação cardiológica varia para cada paciente, conforme o exame clínico. Quanto mais precocemente detectarmos possíveis fatores agressores e alterações cardiológicas, melhores as chances de reduzir o risco cardiovascular. Alguns exemplos de exames preventivos cardiológicos:
-
Exames laboratoriais: conforme a Sociedade Brasileira de Cardiologia, alguns exames iniciais para uma avaliação básica são: hemograma completo, função renal e eletrólitos, perfil hepático, perfil lipídico, ácido úrico, TSH, glicemia de jejum/HbA1C e EQU.
-
Eletrocardiograma: avalia o ritmo do coração e os batimentos cardíacos em repouso, alterações elétricas, sobrecarga ventricular, isquemia, alterações congênitas, etc. É um exame fundamental, por exemplo, para a liberação de atividade física.
-
Teste Ergométrico: importante para uma avaliação ampla do funcionamento cardiovascular, sendo o paciente submetido a esforço físico gradualmente crescente, em esteira rolante. São observados os sintomas, os comportamentos da frequência cardíaca, da pressão arterial e do eletrocardiograma antes, durante e após o esforço. Auxilia na suspeita de obstruções nas artérias do coração, sendo fundamental na avaliação da capacidade física e prescrição de exercícios.
-
MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial): Avaliação da pressão arterial durante a vigília (período em que o paciente está acordado e executando suas atividades habituais) e o período de sono, auxiliando na redução de infartos e acidentes vasculares encefálicos.
Na cardiologia, existem outros diversos exames complementares, sendo solicitados conforme a investigação inicial básica.
Quando fazer um check-up cardiológico?
Geralmente é indicado para homens a partir dos 35 anos de idade e mulheres a partir dos 40 anos de idade ou menopausa. Na ausência de alterações cardiológicas iniciais, recomendamos check-up anualmente.
Quando há histórico familiar de doença do coração, obesidade, hipertensão, colesterol alto, diabetes ou outro fator de risco, a recomendação é fazer o check-up cardiológico mais precocemente.
O check-up cardiológico é indicado também para quem deseja iniciar a prática de atividade física. Muitas pessoas iniciam uma atividade física sem uma avaliação cardiológica, e isso pode ser muito prejudicial à saúde.
Realize seu check-up cardiológico na Clínica Riccardi.