Cirurgia Bariátrica e Metabólica

Cirurgia Bariátrica e Metabólica
A cirurgia bariátrica é indicada para pacientes com índice de massa corporal (IMC) >35kg/m2 com problemas de saúde associados à obesidade ou para pacientes com IMC >40kg/m2. A cirurgia metabólica consiste na indicação de pacientes com IMC entre 30 e 35kg/m2 com diabetes instalado a menos de 10 anos.
Existem vários tipos de técnicas cirúrgicas, mas as principais são:
Bypass gástrico: confecciona-se uma pequena bolsa de estômago, de cerca de 100ml e se faz um desvio no intestino. Promove excelente restrição alimentar e disabsorção. Técnica bem antiga e amplamente feita no mundo inteiro com excelente resultados.
Sleeve: inicialmente pensada para ser um primeiro passo de um procedimento para pacientes super obesos, consiste em retirar cerca de 80% do estômago moldado por uma sonda calibrosa. Gera diminuição significativa do hormônio da fome, a grelina. Técnica que mais cresce no mundo.
Todas as técnicas hoje são realizadas por videolaparoscopia com baixos índices de complicações.
A escolha da técnica depende muito do histórico familiar de cada paciente, a presença de doenças associadas, status nutricional prévio, e sim, da vontade do paciente.
A cirurgia promove rápida perda de peso nos primeiros 6 meses e, após, mais lento até estabilizar por volta dos 18 meses. Funciona como uma importante ferramenta para o paciente mudar seu estilo de vida e passar a ter hábitos saudáveis. Toda esta mudança deve ser acompanhada por equipe multiprofissional com a presença de nutricionista e especialistas na saúde mental.
Tratamento da Colelitíase ou “Pedra na Vesícula”
As pedras na vesícula promovem inflamação nas paredes do órgão, impedindo seu bom funcionamento, ocasionando sintomas de dores em parte superior direita do abdomen, má digestão, náuseas e vômitos. Todo paciente sintomático deve ser operado.
A cirurgia retira a vesícula e as pedras. É realizada por videolaparoscopia com rápida recuperação e retorno às atividades diárias.
Escrito por Dr. Roberto Viña Coral